quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

NÃO DEIXEM DE CONFERIR...


  • DIÁRIO DE BORDO DE UM DEFICIENTE

O blog "Diário de bordo de um cadeirante" traz várias matérias legais e interessantes acerca do mundo da pessoa com deficiência. Junior Santos, autor do blog, mostra que o que a sociedade vê como impossível para as pessoas com deficiência, na verdade são DESAFIOS diante de um sistema discriminatório, mas que podem ser enfrentados.
Júnior conta tanto experiências próprias quanto de outras pessoas, que conseguiram superar as barreiras da exclusão. O blog traz os mais variados temas, entre eles estão: esportes radicais, sexualidade, políticas públicas e dicas de como ajudar a pessoa com deficiência. 


A foto de um homem com paraplegia em uma rampa de skate chama atenção, por ser uma imagem que nosso imaginário não consegue "comportar". A questão da sexualidade – muito polêmica, no entanto pouco discutida – é abordada de uma forma simples e lúdica. Com figuras sobre o tema, consegue mostrar o quanto é natural o que nós observamos como extraordinário.
Júnior discute várias questões que são recorrentes na vida de uma pessoa com deficiência e que muitas vezes não tem espaço para serem conversadas. "Diário de bordo de um cadeirante" é nossa dica de leitura, que contribui para a desconstrução de ideias formadas e estigmatizadas que temos acerca do deficiente físico. 

Confira aqui: 


  • PROGRAMA A LIGA



O programa "A liga" Deficientes foi exibido pela Band em Abril de 2011 pelos apresentadores Débora, Thaíde, Rafinha e Sophia. Nele os apresentadores se dispõem  a viver como deficientes por um dia com a ajuda de um respectivo deficiente: Débora passou 24 horas como cega ao lado de Renato; Rafinha experimentou como é ser um cadeirante junto a Luciano; Thaíde foi conhecer e experienciar o basquete de cadeirantes e o futebol para cego; e Sophia passou o dia com Gonçalo, um deficiente congênito. Ainda foram apresentados Mariana e seu grupo, os quais têm Síndrome de Down e Vladimir, que é cego.
          O programa é bem interessante, pois pontua as tantas deficiências existentes no mundo e a tamanha falta de estrutura que a sociedade possui para receber essas pessoas. Mostra também os vários desafios que elas precisam enfrentar  em busca da independência, principalmente o respeito daqueles que vivem em seu meio, e a saída que eles encontram para receber algum destaque na tentativa de driblar os preconceitos que ser deficiente trás.


Equipe: Bruna do Vale, Lorena Alencar, Ravena Moura e Rebeca Veras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário