sexta-feira, 12 de julho de 2013

AS NOVAS TECNOLOGIAS MELHORANDO A INCLUSÃO

Uma espécie de revolução silenciosa está acontecendo na área da inclusão social para pessoas com deficiência em relação ao uso das novas tecnologias. Seja na qualidade de vida, transformando incapacidade em ação, seja numa melhoria fundamental na comunicação com as pessoas com limitações em contato com as pessoas em geral, diminuindo as diferenças, aproximando através do contato e da maior acessibilidade.            Apesar dos avanços, a maioria dos brasileiros não têm acesso a estas novas tecnologias, seja pelos elevados custos dos equipamentos e serviços, seja pela dificuldade de utilização pelos usuários das classes mais baixas. Mas há ótimas notícias, como é o caso do aplicativo  chamado Pro Deaf. O software foi elaborado há cerca de três anos,  durante um curso de mestrado em ciências da computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O aplicativo utiliza o reconhecimento de voz do smartphone para traduzir a fala para Libras. O ProDief está sendo atualizado para também reconhecer os sinais de libras via câmera do celular e traduzí-los para o português. O aplicativo participou da competição tecnológica da Imagine Cup da Microsoft conseguindo o 2º lugar mundial, melhorando a sua visibilidade e o interesse das empresas.            A ProDeaf também lançou uma ferramenta web que permite aos surdos e intérpretes cadastrarem novos sinais em uma plataforma online com ajuda do sensor Kinect. A ferramenta reconhece como é o sinal e salva seu movimento no software do ProDeaf, ampliando assim seu banco de dados. Quem quiser criar um sinal que identifique o nome do nosso blog, por exemplo, é só utilizar essa ferramenta para deixar o sinal cadastrado no banco de dados e o sinal ficará disponível na web. Outra coisa bacana: o aplicativo já dispõe de uma função que traduz sites  para libras, aumentando ainda mais a inclusão.Quem sabe num futuro próximo o nosso blog já não tenha uma versão em libras (o Bradesco que é o patrocinador do aplicativo, já possui uma versão do site em libras).
            Apesar do Brasil ser considerado  um país bilíngue (português e LIBRAS), na prática as dificuldades de comunicação entre os deficientes auditivos e as pessoas em geral ainda é muito grande. Novas tecnologias podem melhorar cada vez mais esta comunicação, não podendo esquecer que mais do que qualquer inovação tecnológica, a percepção de que temos que viver em uma sociedade em que todos tenham acesso à informação e à comunicação é que é mais importante. Os canais de interação em nossa sociedade é que são limitados e precisam adaptar-se às variadas formas de deficiências. A deia do Pro Deaf é simples porém, revolucionária, pois nem sempre o surdo conta com um intérprete ao lado, já  com o app é possível que um surdo se aproxime de qualquer pessoa para pedir uma informação, por exemplo. Com a câmera do aparelho, o surdo registra os sinais em LIBRAS e o sistema então os converte em áudio. Para responder, basta que o ouvinte fale com o app, que irá então representá-lo, via avatar no display. Também permite que alguém com deficiência auditiva use o telefone para fazer ligações com qualquer outra pessoa.
Apesar de serem muitas as contribuições tecnológicas em relação às melhorias de acessibilidade de pessoas com deficiência, preferimos nos concentrar neste aplicativo por entender que por ter sido criado por estudantes pernambucanos (como nós), nos aproxima da ideia de que é possível lutarmos por um mundo cada vez mais inclusivo, sem precisarmos esperar que estas ideias venham de mundos distantes. As soluções podem estar aqui ao nosso lado.
            Estamos disponibilizando aqui no blog, algumas fotos de novidades tecnológicas ligadas à acessibilidade, que serão apresentadas na Feira do setor ainda este mês.















Dalmo  Barreto (Psicologia)
Vinícius Barbosa (Psicologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário