quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA COM JOSIMARA FERREIRA



1 - Para você como é trabalhar com pessoas com deficiência?
O trabalho com pessoas com deficiência além de ser extremamente gratificante, é um recomeçar a cada novo atendimento que é realizado. Primeiramente por quê quando a família chega ao setor social na maioria das vezes, ela chega desprovida em todos os sentidos, desde informação até recursos financeiros. Com isso é possível acompanhar a evolução de casa caso especificamente em todos os sentidos, desde a questão social até mesmo a evolução em relação a reabilitação.

2 - Qual a importância da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência?
A família é a base de todo ser humano, em relação a pessoa com deficiência a participação da família é de suma importância, principalmente em relação a aceitação e estimulação no processo de reabilitação. È notorio nos atendimentos a diferença de um paciente onde a família é presente  e acredita na reabilitação e inserção social e quando a família mesmo que inconscientemente desistiu de lutar pela reabilitação. Sendo assim muitos paciente evoluem visivelmente quando a família apoia, participa e acima de tudo inclui esse membro familiar de acordo com suas limitações.

3 - O que você considera o maior desafio para a pessoa com deficiência?
Um dos maiores desafios para a pessoa com deficiência é vencer o preconceito da sociedade e muitas vezes da propria família que apresenta resistência em aceitar a questão da deficiência. Sendo assim há uma necessidade de mobilização no sentido de que a sociedade precisa perceber a pessoa com deficiência como um sujeito de direitos que possui limitações e potenciais que necessitam de ser trabalhados.

4 - O que você pensa sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular?
Infelizmente o discurso de inclusão no ensino regular no meu ponto de vista tem sido utópico, uma vez que a maioria dos pacientes que atendo ja estiveram em escolas regulares e a famílias se sentiu mais excluída do que incluída. Todo um aparato legal se constitui no entanto não se oferece estrutura e Recursos humanos capacitados para promover essa inclusão. As falas que ouço das mães durante a triagem são revoltantes, e ja ouvi até mesmo de uma criança com retardo mental leve que tinha a seguinte fala " minha professora não espera eu copiar, ela apaga o quadro". O professor da escola regular necessita de ter um olhar e uma metodologia de trabalho diferenciado para atender a pessoa com deficiência, de forma que além de identificar suas limitações, identifique sua potencialidade e trabalhe para promover a aunomida desse aluno.

5 - Qual foi a experiência mais significativa trabalhando com pessoa com deficiência? 
Na verdade acho que a cada novo caso que atendo é um nova experiência, mas me sensibilizo muito quando vejo uma criança que chega na APAE com dificuldade de simplesmente conviver socialmente com outras crianças, por que vivia isolada em casa, e depois de um certo período,  percebe-se  que aquela mesma criança ja participa das atividades coletivas, consegue recolher letras ou cores, pequenas coisas que as vezes são tão insignificantes para algumas pessoas, mas para essa família e para equipe multidisciplinar que acompanha todo esse processo é uma verdadeira vitória!!!!!!!! Então hoje no meu trabalho eu sempre frizo isso que a cada ganho que o paciente têm, toda a equipe evolui junto com ele!!!!!!

Atenciosamente: Josimara Cordeiro Ferreira / Assistente Social – APAE
Discente: Evelin Feiffer

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